Dr. Mittermayer Barreto Santiago
Responsável Médico
CRM 6580
Reumatologista, Pós-doutor pela University of Calgary (Canadá), Professor adjunto na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Chefe dos Serviços de Reumatologia do Hospital Santa Izabel (HSI) e do Hospital Universitário Prof. Edgard Santos (HUPES) e Diretor Técnico da Clínica SER da Bahia.
Principais áreas de interesse
-
Lúpus eritematoso sistêmico
-
Vasculites
-
Artrite reumatoide
-
Espondilite anquilosante
-
Artrite psoriática
-
Gota e artropatias microcristalinas
A clínica
Fundada em 2012, a Clínica SER da Bahia é especializada em doenças reumatológicas e autoimunes, que acometem não apenas os músculos, ossos e articulações, mas também diversos órgãos. Seu diretor técnico, o Dr. Mittermayer Barreto Santiago, é pós-doutor em Reumatologia pela Universidade de Calgary no Canadá, professor adjunto na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, chefe dos Serviços de Reumatologia do Hospital Santa Izabel (HSI) e do Hospital Universitário Prof. Edgar Santos (HUPES).
A clínica conta ainda com outras duas sócias: Dra. Isabella Lima, reumatologista, Doutora pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, professora adjunta da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia e preceptora do programa de Residência em Reumatologia do HUPES, e Dra. Nadja Maria Santiago de Mattos, médica clínica e pesquisadora na área da reumatologia. Além dos três sócios, a equipe conta com médicos e enfermeiros especializados.
Entre as principais doenças reumatológicas e autoimunes tratadas na clínica, encontram-se:
-
Lúpus Eritematoso Sistêmico (les);
-
Artrite Reumatoide;
-
Espondilite Anquilosante;
-
Artrite Psoriásica
-
Síndrome Sjögren;
-
Vasculites;
-
Osteoporose;
-
Gota;
-
Fibromialgia, Entre Outras.
A SER da Bahia se caracteriza por desenvolver três atividades principais:
-
Consultas clínicas nas áreas de Reumatologia e Clínica Médica;
-
Desenvolvimento de pesquisas clínicas avançadas fazendo parte de estudos multicêntricos internacionais na área de doenças difusas do tecido conjuntivo. Tais estudos permitem que os pacientes possam ter acesso a medicações novas e desenvolvidas utilizando-se tecnologia de ponta, como as terapias biológicas, que agem contra moléculas e células responsáveis pelo processo inflamatório de origem crônica, que causam doenças. Esses estudos seguem rigorosamente os princípios éticos que regem as pesquisas em serem humanos;
-
Administração ambulatorial de medicações parenterais (administração de drogas pelas vias intradérmica, subcutânea, intramuscular e endovenosa) utilizadas para o tratamento de enfermidades reumatológicas.
Nossa Identidade Organizacional
MISSÃO: Prestar assistência multiprofissional de excelência em reumatologia e doenças autoimunes e contribuir com o desenvolvimento técnico-científico, permitindo acesso da comunidade aos novos medicamentos.
VISÃO: Ser reconhecida como centro de referência no Estado para diagnóstico e tratamento do paciente reumatológico, incluindo a terapia infusional assistida e como excelência na condução dos protocolos de pesquisas clínicas.
VALORES: Ética, Atendimento Humanizado, Trabalho em Equipe, Comprometimento Técnico e Científico, Inovação e Disseminação do conhecimento.